Um Basta Contra as Fraudes – Fuja dessa Bomba é o slogan desta nova campanha, em que a figura principal será uma cobra ocupando o lugar da mangueira de combustível, representando os riscos quando os consumidores se depararem com postos que praticam algum tipo de fraude para atraí-lo e enganá-lo. Estamos falando de sonegação, adulteração e fraude volumétrica.
“Exatamente 22 anos atrás, em abril de 2002, o Recap fez uma campanha semelhante, com os mesmos objetivos. Agora, depois de todo esse tempo, a situação piorou muito, os atores são outros e os métodos também”, disse o presidente do Sindicato, Emílio Martins, ao apresentar as peças publicitárias e as ações que serão implementadas durante os 90 dias da campanha, com mensagens e conteúdos objetivos nas quase duas dezenas de emissoras de rádio e nas centenas de outdoors instalados em várias cidades da base do Sindicato, durante pré-lançamento no auditório do Recap, na presença de revendedores apreensivos com esta grave situação.
Para Emílio Martins, chegou a hora de deixarmos para trás aquele tabu de que sindicato não pode e não deve falar sobre preços, se preços baixos, em boa parte dos casos, abaixo do custo, são as técnicas adotadas para atrair e enganar consumidores. ”Na minha opinião, hoje, no mercado de combustíveis, preço é quesito de qualidade, não tenho a menor dúvida sobre isso e, abordando este assunto com responsabilidade e dentro da mais absoluta legalidade, iremos prestar um grande serviço em prol desses consumidores, que acham que combustível é tudo igual!”
“A concorrência é necessária, salutar, trás competitividade ao mercado e está presente no varejo com muita intensidade em todo os pais, somos mais de 42 mil postos disputando os consumidores “a tapas” Brasil a fora, nas cidades e nas estradas. Acredito que ninguém mais tem dúvidas sobre isso”, pontua Emilio Martins utilizando o jargão da campanha: “Consumidor, você sabia que a qualidade do combustível que você coloca no tanque do seu carro, pode ser tão diferente quanto o preço que você paga por ele?”
Esclarecendo a opinião pública e alertando os consumidores sobre os prejuízos que as fraudes causam ao erário público, aos veículos e ao mercado, a campanha atingirá uma das suas principais metas.
Para o representante em São Paulo do ICL – Instituto Combustível Legal, Marcelo Mauri, a campanha é importante para mostrar a amplitude do problema hoje no país. ”O ICL luta o tempo todo para termos qualidade nos combustíveis, para evitar essas fraudes”, acentuou, ao garantir que o Recap terá todo o apoio que precisar. ”Trata-se de uma luta importante e que terá sucesso com a participação da revenda, que ajudará a levar a mensagem aos consumidores”, disse ele.
A Campanha “Um Basta Contra as Fraudes – Fuja dessa Bomba” terá ampla divulgação envolvendo o público em mídias sociais, rádios, outdoors, folhetos distribuídos aos consumidores, envolvendo os postos revendedores com material específico como wind-banner e imagens para projeção nos telões de Led instalados em boa parte dos postos associados ao Recap, informando aos seus clientes sobre seu apoio e adesão a esta campanha.
Enquanto isso, a diretoria do Recap reforçará e intensificará uma tarefa que já faz parte do dia a dia da entidade, cobrando um enfrentamento efetivo contra as fraudes junto aos órgãos de fiscalização, como ANP – Agência Nacional do Petróleo, SEFAZ, Inmetro, Polícia Civil e Procons. Será um trabalho intenso, levando informações a todos os cantos onde seja possível alcançar os consumidores e a opinião pública.
Emílio Martins, juntamente com diretores do Sindicato, já foi recebido pelas câmaras municipais de Americana, Limeira e Vinhedo, onde conseguiram apoio total à campanha. Estão sendo agendadas novas audiências com outras câmaras de vereadores, também interessadas em conhecer mais profundamente o problema das fraudes e somar esforços com a campanha.
Com o lançamento oficial da campanha, dia 15 de maio, na Câmara Municipal de Campinas, é grande expectativa que a repercussão positiva dessa iniciativa melhore o ambiente concorrencial no mercado de combustíveis, já que o Estado de São Paulo é uma importante vitrine para todo o Brasil.